A Prefeitura de Hortolândia reajustará em 8,13% o salário dos 4.943 servidores municipais. A data base da categoria é nesta sexta-feira (1º/05), e o aumento será pago no último dia de maio. O índice é calculado com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). 

O reajuste foi definido em reunião entre o prefeito Antonio Meira e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Hortolândia, nesta quinta-feira (30/04). O aumento representa um impacto financeiro de R$ 12 milhões no orçamento da Prefeitura. O reajuste é uma das ações de valorização do funcionalismo público municipal, prioridade do governo Antonio Meira.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos servidores e oferecer melhores condições de trabalho para eles. O aumento gera mais renda e poder de compra por parte dos servidores. Isso ajuda o comércio local, pois terá mais gente comprando na própria cidade. O servidor merece esta atenção”, afirma o prefeito.

“Apesar da crise orçamentária pela qual passam todas as prefeituras, nosso governo mantém os direitos adquiridos dos trabalhadores, sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou Meira.

De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Glauco Costa, em janeiro, a Prefeitura pagou a segunda parcela da reposição das perdas salariais referente aos anos 1998 a 2004, no valor 3,79%. “Com o reajuste, já são 12,22% só neste ano, cerca de R$ 20 milhões no orçamento municipal. É um aumento muito significativo para os servidores. Estamos conseguindo cumprir nossa meta, que é de valorizar o servidor público”, explica o secretário.

Valorização

O prefeito Antonio Meira trabalha em prol da valorização dos servidores municipais e do aumento do poder de compra dos trabalhadores. Ao assumir o governo em 2013, Meira atendeu a uma reivindicação antiga da categoria e assumiu o compromisso de repor os 25% de perdas salariais do funcionalismo, referentes ao período de 1998 a 2004.

Após acordo com a categoria, a reposição está sendo feita em seis parcelas, pagas todo mês de janeiro, quando o servidor tem aumento real de 3,79% no salário. Duas parcelas já foram pagas, uma em janeiro de 2014 e outra em janeiro deste ano. O atual governo também ampliou os itens da cesta básica e mantém o plano de saúde subsidiado.

Recentemente, o prefeito criou a Secretaria de Gestão de Pessoas com o objetivo de ampliar as políticas públicas em prol dos servidores. Antes, a tarefa ficava a cargo de um departamento, subordinado à Secretaria de Administração.

Por Reginaldo Prado