A iniciativa reconhece a importância dos enfermeiros e demais profissionais de saúde, fundamentais para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A semana rememora figuras históricas como Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, e Anna Nery, primeira enfermeira voluntária do Brasil.
Em Hortolândia, diversas atividades ocorrerão em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades de Atenção Especializada e serviços de urgência e emergência. O Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas também promoverá palestras sobre cuidado, autocuidado e valorização profissional.
A secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazilio, destacou o papel essencial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam diariamente no atendimento aos pacientes. "Eles são o coração do sistema, colocando em prática todas as políticas públicas de saúde", afirmou.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 473 profissionais de enfermagem, sendo 91 enfermeiros e 382 técnicos. A Semana da Enfermagem reforça o reconhecimento e a valorização desses profissionais, que desempenham um papel indispensável na assistência à população.
Quando falamos em Enfermagem, é comum confundir a atuação entre o enfermeiro e o técnico. Apesar de parecerem a mesma coisa, as profissões são diferentes. Saiba o que as diferencia para se preparar corretamente para o mercado de trabalho.
A principal divergência entre o técnico de Enfermagem e o enfermeiro é a formação profissional. O primeiro deve fazer um curso técnico com diploma e duração de 2 anos, enquanto o segundo faz um curso superior. Com isso, o enfermeiro tem um conhecimento mais aprofundado.
Por causa das diferenças entre os conhecimentos, também há uma variação no nível de autonomia. O técnico costuma ser acompanhado por um enfermeiro e só trata de pacientes que não sejam críticos. Já o enfermeiro pode realizar procedimentos complexos e tem maior liberdade.
Durante os dias de atendimento, um enfermeiro precisa executar diversas tarefas para cumprir o seu papel. Já que você tem interesse na área, veja o que faz um enfermeiro no cotidiano!
Nessa função, você deverá cuidar dos pacientes e de seu bem-estar. É necessário fazer checagens dos níveis de saúde, ajudar as pessoas na realização de exames e procedimentos e oferecer o apoio correto.
Embora seja o médico quem faz o diagnóstico e define o tratamento, você será o responsável por colocar tudo em prática. É sua função administrar medicamentos e até fazer alguns procedimentos necessários para a atenção ao paciente.
O enfermeiro não é mero assistente do médico e também pode criar protocolos de cuidados, especialmente em casos menos graves ou paliativos. Com base em evidências científicas, você poderá definir certas maneiras de agir.
Também é interessante saber quais são os segmentos de atuação. Por isso, veja quais são as possibilidades de carreira que se destacam para quem faz essa graduação!
O enfermeiro geral trabalha em clínicas ou hospitais e atende a pacientes de vários tipos, como os da emergência e de cuidados básicos. Também ajuda na realização de exames e dá assistência em procedimentos.
Dentro do contexto da saúde pública, você pode ser um enfermeiro de saúde coletiva. Mais que pensar em tratamentos, será sua função desenvolver programas de conscientização, educação e prevenção da saúde.
Na Enfermagem Obstétrica, você cuidará de gestantes e mães com recém-nascidos. Dependendo do caso, poderá até conduzir o pré-natal em casos sem complicações e partos naturais ou normais.
Já no resgate, será sua função auxiliar os paramédicos no atendimento e cuidado de pacientes em casa ou que sofreram acidentes. Inclusive, é uma função disponível em empresas privadas, como as que alugam ambulâncias para eventos.
A Enfermagem do Trabalho é realizada dentro de empresas com certo número de funcionários. Junto ao médico de trabalho, deverá prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e auxiliar na redução dos riscos de doenças do trabalho.
Além de tudo, é possível se tornar um gestor na área de Enfermagem. Na posição de enfermeiro-chefe, por exemplo, é necessário coordenar o time de profissionais, cuidar do estoque de medicamentos e garantir os procedimentos operacionais.
Agora que você sabe o que faz um enfermeiro, tem uma ideia clara do que a profissão tem a oferecer. Com a dedicação aos estudos e o apoio de uma boa faculdade, logo você poderá aproveitar o que a carreira oferece.